GESTORES DE RECURSOS HUMANOS, QUEM SÃO E O QUE FAZEM?

GESTores (as) DE RECURSOS HUMANOS, quem são e o que fazem?

O profissional de recursos humanos tem importantes funções no departamento pessoal de uma empresa. Dependendo da área para qual é contratado, ele é responsável por coordenar, selecionar e orientar colaboradores, a fim de contribuir com os objetivos da organização para a qual trabalha.
Sabia que, além de auxiliar no desenvolvimento e na motivação dos trabalhadores, o gestor de RH também lida com estratégias, técnicas de treinamento, seleção, planos de cargos e salários? No nosso artigo de hoje, confira o que esse profissional faz!
Gerenciamento e análise de estratégias
A pessoa formada em gestão de recursos humanos pode ter diferentes funções. Uma delas é cuidar do bem-estar da equipe, de seus direitos trabalhistas e da contratação e da demissão de um funcionário. O profissional também pode analisar estratégias que ajudem a empresa a elaborar planos de recrutamento de funcionários.
Consultoria para a contratação de funcionários
O gestor de RH também pode prestar consultoria a empresas que querem contratar um novo profissional. Para esse trabalho, ele realiza entrevistas, aplica provas e elabora dinâmicas de grupo. Ele pode trabalhar também com a aplicação de testes vocacionais e psicológicos.
Como funciona na prática
Algumas das tarefas direcionadas ao profissional formado em gestão de recursos humanos são: cuidar dos documentos dos funcionários e da parte burocrática relacionada à contratações e às demissões. Ele também deve garantir que os tributos e as contribuições obrigatórias sejam pagas, assim como o salário e os benefícios dos funcionários.
Já os consultores são responsáveis por selecionarem profissionais de acordo com os objetivos da empresa. Com isso, realizam a triagem de candidatos, elaboram e aplicam testes vocacionais e psicológicos e, em seguida, avaliam o desempenho dos candidatos, considerando as necessidades da vaga.
Características do profissional de recursos humanos
Um profissional da área precisa se interessar pelas relações humanas e ajudar as outras pessoas. Nesse trabalho, também é importante características como paciência, carisma, responsabilidade, raciocínio rápido, organização, capacidade de observação, sensibilidade, facilidade ao elaborar estratégias e realizar planejamentos.
Mercado de trabalho
A legislação trabalhista pode ser muito complexa, levando grandes empresas e escritórios de contabilidade a contratarem profissionais especializados que entendam de folha de pagamento, relacionamento com funcionários e sindicatos e tenham conhecimento de cargos e salários. Ele pode ser assistente, técnico, analista, supervisor ou gerente, de acordo com sua experiência no ramo.
Micro, pequenas e médias empresas também costumam contratar o gestor de RH. As áreas com mais oportunidades são: departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção. O profissional também pode atuar em gestão pessoal, focando no bem-estar do funcionário para que sua produtividade aumente.
Como funciona o curso
Em geral, o curso é formado por 4 módulos com duração de dois anos. O aluno aprende temas como relações trabalhistas, liderança, negociação, contabilidade, ética, legislação e informática.

Ao final, o estudante recebe um certificado de conclusão de curso. Agora, você já sabe o que faz um profissional formado em gestão de recursos humanos, onde ele pode atuar e como funciona a especialização.
Prof. Wagner Pereira

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