GESTORES DE RECURSOS HUMANOS, QUEM SÃO E O QUE FAZEM?
GESTores (as) DE RECURSOS HUMANOS, quem são e o que fazem?
O profissional de recursos humanos tem importantes funções no
departamento pessoal de uma empresa. Dependendo da área para qual é contratado,
ele é responsável por coordenar, selecionar e orientar colaboradores, a fim de
contribuir com os objetivos da organização para a qual trabalha.
Sabia que, além de auxiliar no desenvolvimento e na motivação dos
trabalhadores, o gestor de RH também lida com estratégias, técnicas de
treinamento, seleção, planos de cargos e salários? No nosso artigo de hoje,
confira o que esse profissional faz!
Gerenciamento e análise de
estratégias
A pessoa formada em gestão de recursos humanos pode ter diferentes
funções. Uma delas é cuidar do bem-estar da equipe, de seus direitos
trabalhistas e da contratação e da demissão de um funcionário. O profissional
também pode analisar estratégias que ajudem a empresa a elaborar planos de
recrutamento de funcionários.
Consultoria para a contratação de
funcionários
O gestor de RH também pode prestar consultoria a empresas que querem
contratar um novo profissional. Para esse trabalho, ele realiza entrevistas, aplica
provas e elabora dinâmicas de grupo. Ele pode trabalhar também com a aplicação
de testes vocacionais e psicológicos.
Como funciona na prática
Algumas das tarefas direcionadas ao profissional formado em gestão de
recursos humanos são: cuidar dos documentos dos funcionários e da parte
burocrática relacionada à contratações e às demissões. Ele também deve garantir
que os tributos e as contribuições obrigatórias sejam pagas, assim como o
salário e os benefícios dos funcionários.
Já os consultores são responsáveis por selecionarem profissionais de
acordo com os objetivos da empresa. Com isso, realizam a triagem de candidatos,
elaboram e aplicam testes vocacionais e psicológicos e, em seguida, avaliam o
desempenho dos candidatos, considerando as necessidades da vaga.
Características do profissional de
recursos humanos
Um profissional da área precisa se interessar pelas relações humanas e
ajudar as outras pessoas. Nesse trabalho, também é importante características
como paciência, carisma, responsabilidade, raciocínio rápido, organização,
capacidade de observação, sensibilidade, facilidade ao elaborar estratégias e
realizar planejamentos.
Mercado de trabalho
A legislação trabalhista pode ser muito complexa, levando grandes
empresas e escritórios de contabilidade a contratarem profissionais
especializados que entendam de folha de pagamento, relacionamento com
funcionários e sindicatos e tenham conhecimento de cargos e salários. Ele pode
ser assistente, técnico, analista, supervisor ou gerente, de acordo com sua
experiência no ramo.
Micro, pequenas e médias empresas também costumam contratar o gestor de RH. As áreas com mais oportunidades são:
departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção. O
profissional também pode atuar em gestão pessoal, focando no bem-estar do
funcionário para que sua produtividade aumente.
Como funciona o curso
Em geral, o curso é formado por 4 módulos com duração de dois anos. O
aluno aprende temas como relações trabalhistas, liderança, negociação, contabilidade,
ética, legislação e informática.
Ao final, o estudante recebe um certificado de conclusão de curso.
Agora, você já sabe o que faz um profissional formado em gestão de recursos
humanos, onde ele pode atuar e como funciona a especialização.
Prof. Wagner Pereira
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