15 LIVROS DO FUTURO QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER
15 LIVROS SOBRE O FUTURO QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER
Olhar para o amanhã não é mais um luxo – é uma necessidade de sobrevivência
9 DE SETEMBRO DE 2017 6:05 PM
Em uma iniciativa a pedido dos leitores, o Futuro Exponencial preparou para hoje uma lista com 15 sugestões de livros para compreender melhor o futuro. A relação reúne alguns dos melhores títulos para entender as mudanças que estão ocorrendo no mundo, em ritmo cada vez mais acelerado.
15 livros sobre o futuro
Os livros indicados conectam diversos temas, sob uma ótica multidisciplinar. Dentre os assuntos estão: singularidade tecnológica, transumanismo, futuro do trabalho, futuro das organizações, futurismo, gamificação, neurociência, robótica, inteligência artificial, nanotecnologia e blockchain.
À exceção de dois títulos, a maioria tem versões em português. Ao clicar na imagem dos livros, você poderá acessar mais informações sobre cada um deles. A lista está ordenada conforme o ano de lançamento.
1) The Singularity is Near (2005), Ray Kurzweil [sem edição para o português]
No livro, o inventor e futurista Ray Kurzweil examina o próximo passo no processo evolutivo da união entre homem e máquina.
Kurzweil prevê o alvorecer de uma nova civilização, na qual seremos capazes de transcender as nossas capacidades biológicas, reverter o envelhecimento (haverá tecnologia suficiente para prolongar a existência de um indivíduo até os 800 anos de idade) e resolver os problemas da fome e da pobreza no mundo.
O autor sugere que haverá máquinas mais inteligentes que os humanos até 2045. Os computadores serão capazes de realizar diversas atividades ordinárias e extraordinárias, substituindo boa parte da mão de obra empregada hoje.
Até o final deste século, Para Kurzweil, não haverá distinção clara entre homem e máquina, entre realidade real e realidade virtual.
2) O Futuro Como Um Bom Negócio (2011), por Daniel Burrus e John Mann
Você já parou pra pensar quantos problemas evitaria se você pudesse prever o futuro? Saltar um obstáculo e ir direto para a linha de chegada? Este é um livro revolucionário que ofereceinsights e estratégias que os líderes necessitam para lucrar mesmo em períodos de transformação.
Daniel Burrus e John David Mann evidenciam como utilizar o flash de antevisão (flash foresight), ferramenta que transforma o impossível em possível e revela oportunidades ocultas permitindo que a empresa resolva seus maiores problemas antes que eles ocorram.
Os autores explicam que o flash de antevisão utiliza dados de cinco sentidos, assim como o sexto sentido intuitivo que todos nós possuímos e que alguns chamam de pressentimento ou intuição.
Através de uma abordagem envolvente e esclarecedora, este livro fornece um modelo de fácil execução para aplicar a ferramenta em organizações, permitindo que os líderes se antecipem aos problemas e obtenham resultados lucrativos. Um dos grandes livros sobre o futuro dos negócios.
3) Abundância (2012), por Peter Diamandis e Steven Kotler
Desde os primórdios da humanidade, alguns poucos privilegiados vivem de modo que contrasta com o da maioria das pessoas. A sabedoria convencional diz que essa disparidade não pode ser anulada. Mas ela vem sendo anulada – e rapidamente.
Abundância documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta. A abundância universal está ao nosso alcance.
Nesse incrível antídoto contra o pessimismo atual, os autores exploram como quatro forças emergentes – tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente – conspiram para resolver os maiores problemas da humanidade.
4) A Realidade em Jogo (2012), por Jane McGonigal
Neste estudo sobre jogos de videogame e comportamento humano, Jane McGonigal defende a teoria de que os games atraem cada vez mais pessoas porque fazem um trabalho melhor do que a realidade para atender aos verdadeiros desejos da humanidade.
Para McGonigal, mais do que formas de entretenimento, os games são capazes de desencadear transformações sociais significativas, sendo capazes de contribuir para a solução de problemas globais no futuro.
Escrito tanto para jogadores quanto para não jogadores, ‘A realidade em jogo’ revela o potencial de transformação social incubado nos videogames, demostrando que o uso dos jogos não precisa ser voltado apenas para o entretenimento solitário e que o futuro, acima de tudo, pertence àqueles que conseguem entender, criar e jogar videogames.
5) O Futuro da Mente (2015), por Michio Kaku
O futuro da mente é um dos importantes livros a abordar a conexão entre tecnologia e neurociência. A obra desvenda o elemento mais intrigante de todo o universo: o cérebro. Graças a computadores de ultima geração e a aparelhos modernos de varredura cerebral, o que era apenas ficção científica está se tornando realidade.
Tecnologias antes consideradas impossíveis, como gravar memórias, filmar sonhos e movimentar objetos com o poder da mente, já podem ser demonstrados em laboratório.
Talvez um dia sejamos capazes de postar emoções e experiências em uma mentenet, de fazer o download de idiomas diretamente no cérebro, de encontrar a cura para doenças como Alzheimer, de chegar ao limiar da imortalidade e de, inclusive enviar nossa consciência pelo universo.
De uma forma simples e acessível, Michio Kaku apresenta pesquisas incríveis da neurociência que estão sendo conduzidas em laboratórios do mundo. Examina o funcionamento do cérebro e mostra como tecnologias inovadoras vão mudar nosso dia a dia.
6) A Segunda Era das Máquinas (2015), por Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee
Em A Segunda Era das Máquinas, Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee revelam as forças que promovem a reinvenção de nossas vidas e de nossa economia.
Conforme todo o impacto das tecnologias digitais for sentido, perceberemos uma riqueza imensa na forma de tecnologias pessoais, infraestrutura avançada e acesso quase sem fronteiras aos itens culturais que enriquecem nossas vidas.
Em meio a essa riqueza, também haverá mudanças intensas. Profissões de todos os tipos — de advogados a caminhoneiros — serão transformadas para sempre. As empresas serão forçadas a se adaptar ou morrer.
Os indicadores recentes da economia refletem essa mudança: menos pessoas estão trabalhando e os salários estão caindo, mesmo enquanto produtividade e lucros sobem vertiginosamente.
7) A Quarta Revolução Industrial (2015), por Klaus Schwab
A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos.
A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano.
Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos e está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador.
Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos.
8) Organizações Exponenciais (2015), Por Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest
Nenhuma empresa poderá acompanhar o ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais se não estiver dispostas a realizar algo radicalmente novo — uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar — e, no final de tudo, transformar.
Os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, tais como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google (Ventures), GitHub, Quirky e 60 outras empresas, incluindo empresas de sucesso, como GE, Haier, Coca Cola, Amazon, Citibank e ING Bank e entrevistaram mais de 70 líderes globais e pensadores.
Ao estudar todas estas empresas, os autores conseguiram trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações. Um dos grandes livros para entender as indústrias do futuro.
9) As Indústrias do Futuro (2016), por Alec Ross
Este livro analisa as indústrias que serão a força motriz dos próximos vinte anos de mudanças profundas na economia e na sociedade.
Os capítulos estão estruturados em torno das indústrias-chave do futuro — robótica, ciências da vida avançadas, codificação do dinheiro, cibersegurança e big data —, bem como dos contextos geopolíticos, culturais e geracionais a partir dos quais estas indústrias estão a nascer.
Alec Ross selecionou-as não só pela importância que têm em si, mas também porque simbolizam as tendências globais mais abrangentes de um mundo que se verá confrontado com uma necessidade extrema de adaptação, face à mudança relativa ao modo como trabalhamos e vivemos e ao impacto disso mesmo, tão grande quanto desigual, nos nossos meios de subsistência e nas nossas vidas.
As Indústrias do Futuro é um dos grandes livros acerca da competitividade e daquilo que é preciso para as sociedades, as famílias e os indivíduos prosperarem a partir do fortalecimento do seu recurso mais crítico: as pessoas.
10) Homo Deus (2016), por Yuval Noah Harari
Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos.
Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?
A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova.
Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui. Homo Deus é um dos excelentes livros sobre o futuro da humanidade.
11) Superprevisões (2016), por Philip E. Tetlock e Dan Gardner
Todas as nossas decisões envolvem prognósticos sobre o futuro — agimos com base em previsões implícitas do que provavelmente vai acontecer. O problema é que costumamos errar muito mais do que acertar.
Em um estudo que durou vinte anos, o psicólogo e cientista social Philip Tetlock demonstrou que, ao prever o futuro, um especialista é apenas um pouco melhor do que um leigo.
No entanto, com base nos resultados de uma pesquisa inovadora, Tetlock provou que alguns indivíduos têm uma extraordinária habilidade de previsão 60% mais precisa que a média.
Superprevisões revela os segredos desse grupo de elite e oferece conselhos práticos sobre como podemos usá-los em benefício próprio.
12) The Signals Are Talking (2016), por Amy Webb [sem edição para o português]
Um dos grandes livros sobre o futurismo. Amy Webb é um notável futurista que combina curiosidade, ceticismo, histórias coloridas e profundamente relatado, análise do mundo real neste livro essencial para a compreensão do futuro.
Signals Are Talking revela uma maneira sistêmica de avaliar novas ideias que se espalha no horizonte — distinguindo o que é uma tendência real daquilo que é considerado meramente moda.
Este livro nos ajuda a ouvir quais sinais estão falando com sentido e que são simplesmente absurdos, para que possamos saber hoje quais os impactos destes desenvolvimentos para o futuro.
Com a metodologia desenvolvida em The Signals Are Talking, aprendemos a pensar como um futurista e respondemos questões de importância vital: como a tecnologia, como a inteligência artificial, a aprendizagem mecânica, os carros autônomos, a biotecnologia e a Internet das coisas nos afetará pessoalmente? Como acabará por mudar a forma como vivemos, trabalhamos, jogamos e pensamos — e como devemos nos preparar para isso agora?
13) Inevitável (2017), por Kevin Kelly
Muito do que vai acontecer nos próximos 30 anos é inevitável, definido por tendências tecnológicas que hoje já estão em movimento.
Neste novo livro, Kevin Kelly oferece um roteiro para esse futuro, mostrando como as próximas transformações afetarão nossas vidas – desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo o que fabricarmos.
Não adianta resistir: as maneiras como compramos, trabalhamos, aprendemos e nos comunicamos uns com os outros serão completamente (ainda mais!) revolucionadas.
O que podemos fazer é compreendê-las e abraçá-las, para assim aumentarmos a probabilidade de nos beneficiarmos delas – é aí que este livro se mostra indispensável.
Daqui para frente, o que você deve inventar? Onde é melhor trabalhar? É sábio investir em quê? Como atingir melhor os clientes? Como começar a se posicionar nesta realidade emergente? São essas as perguntas a que Inevitável vem responder.
14) Os Robôs Vão Roubar Seu Trabalho, Mas Tudo Bem (2017), por Frederico Pistono
Você está prestes a se tornar obsoleto. Você acha que é especial, único, e que é impossível substituí-lo naquilo que está fazendo. Você está errado.
Enquanto falamos, milhões de algoritmos criados por cientistas da computação estão funcionando freneticamente em servidores de todo o mundo com um único propósito: fazer o que os humanos podem fazer, mas melhor.
Este é o argumento para um fenômeno chamado “desemprego tecnológico” que assombra a sociedade moderna. Mas seria essa uma ameaça real ou apenas uma fantasia futurística? O que acontecerá conosco nos próximos anos e o que podemos fazer para evitar uma crise catastrófica nas relações de trabalho?
A obra de Federico Pistono é um dos grandes livros que devem ser lidos, pois explora o impacto dos avanços tecnológicos em nossa vida, o que significa ser feliz e dá sugestões de como evitar um possível colapso total do sistema.
15) Blockchain Revolution (2017), por Don Tapscott e Alex Tapscott
A tecnologia que, provavelmente, terá o maior impacto sobre o futuro da economia mundial chegou, e não são carros autodirigidos, energia solar ou inteligência artificial. Essa tecnologia é conhecida por Blockchain.
A primeira geração da revolução digital nos trouxe a internet da informação.
A segunda geração – impulsionada pela tecnologia do Blockchain – está nos trazendo a internet do valor: uma nova plataforma distribuída que pode nos ajudar a remodelar o mundo dos negócios e a transformar a velha ordem dos assuntos humanos para melhor.
Tapscott, escrevendo com seu filho Alex, um analista financeiro e tecnólogo, argumenta que a blockchain irá moldar a próxima era de prosperidade – em finanças, negócios, saúde, educação, governança, e muito mais.
Comentários
Postar um comentário